INEP E SEC. DE EDUCAÇÃO DE CARMO DO RIO VERDE REALIZA FORMAÇÃO PARA CENSO 2018.
31/08/2018 às 9:44 em Educação
  • Com o objetivo de orientar e capacitar os diretores e secretários das escolas municipais e estaduais, o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio, por meio da Prefeitura de Carmo do Rio Verde, através da Sec. Municipal de Educação e secretário Adilson Júnior, realizou na última sexta-feira (31), uma formação In Loco sobre o Censo Escolar 2018.

O objetivo é capacitar os técnicos responsáveis pelas atividades de coordenação do processo censitário no âmbito das secretarias de educação dos estados e municípios capitais e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Aline Perfeito, uma das responsáveis pela orientação ressaltam que os dados fornecidos pelas instituições de ensino auxiliam na criação de políticas públicas. “Com estes dados é possível conhecer a estrutura de cada escola, dando a exatidão daquilo que cada comunidade escolar necessita para melhorar”, destaca.

O QUE É CENSO ESCOLAR? Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.