-
início
- cidade
- institucional
- secretarias
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC Secretaria de Administração e Planejamento Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Esporte e Lazer Secretaria de Finanças Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Secretaria Municipal de Meio Ambiente Secretaria de Obras e Serviços Urbanos Secretaria de Saúde Secretaria de Transporte e Trânsito Secretaria Municipal de Turismo
- serviços
ACESSO AOS MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (LISTA REMUME) PNAB - Política Nacional Aldir Blanc Acesso aos Medicamentos Especiais / Alto Custo Boletim Dengue Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI Carta de Serviços Contracheque Emissão de NFS-e Validar nota fiscal Consulta de débito do contribuinte Consulta de débito do imóvel Valida dados imóvel Consultar andamento de processos Emissão de Certidões Validação de Certidão Escalas Médicas SIC-Serviço de Informação ao Cidadão Ouvidoria Concursos Públicos Perguntas Frequentes Webmail Portal do servidor - Recursos humanos
COVID-19
notícias
fale conosco
Acesso à informação
CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA A LEISHMANIOSE CANINA!
14/12/2015 às 11:08 em
Sem Categoria
Essa é mais uma ação da Prefeitura do Carmo de Rio Verde através da Secretaria de Saúde, onde lema da campanha é conscientizar e prevenir a população. A campanha começou na última segunda-feira (7), e encerrou hoje sexta-feira (11). A Leishmaniose Visceral afeta animais e humanos e é considerada a principal zoonose atualmente no país, matando mais de 350 pessoas por ano. A política vigente, centrada na eliminação do cão e não do mosquito vetor, tem levado à morte milhares de animais e disseminando o mal por todo o país. Muitos cães são mortos apenas por suspeita da doença. A informação e a prevenção são nossas principais armas para mudar essa triste realidade.
Leishmaniose
A Leishmaniose é causada por um protozoário. Os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentarem sinais clínicos. Estes animais são fontes de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco à saúde pública.
A única forma para diagnóstico seguro da doença é por meio de exames laboratoriais específicos. Normalmente, quando os cães são contaminados por Leishmaniose apresentam sintomas como: apatia, lesões de pele, queda de pelos (inicialmente ao redor dos olhos e nas orelhas), emagrecimento, conjuntivite e crescimento anormal das unhas.
Caso o mosquito palha ou birigui, como é conhecido, picar o animal contaminado, ele pode também transmitir a doença às pessoas. A transmissão da doença somente se dá através da picada do mosquito fêmea.
Confira a seguir algumas dicas sobre o que fazer para evitar a presença do mosquito transmissor da Leishmaniose Viceral:
Mantenha seu quintal e a casinha de seu cachorro sempre muito limpo; Evite o acúmulo de matéria orgânica em seu quintal, como resto de comida, montes de folhas ou fezes de animais; Embale muito bem o seu lixo, não jogue lixo em terrenos baldios; Caso suspeite que seu cão está doente, leve-o ao veterinário para que seja avaliado.PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO.