Prefeitura realiza hoje o dia “D” de combate ao Câncer de próstata.
02/12/2015 às 6:58 em Sem Categoria
Compartilhar
  •    A Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Verde e Secretaria Municipal de Saúde aderiram às ações de combate ao câncer de próstata. O Dia “D” de coleta para o exame de sangue PSA acontece hoje (Dia 02) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Carmo do Rio Verde, das 8:00 ás 17h.

    Homens a partir dos 40 anos, que ainda não tenham feito o PSA (exame de sangue) este ano, podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua casa, de Segunda à Sexta-feira, das 8:00  às 17:00 horas, levando o cartão do SUS e fazer a solicitação do exame. O exame está sendo realizado em convênio com o Laboratório BioCarmo, com a contrapartida do paciente de apenas R$14,00 até o dia 13 de Dezembro. 

     

                                                                                   A Doença

       O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 45 anos.

       Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

       No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de mortes de homens, o que em 2011 resultou em mais de 13 mil vítimas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Especialistas explicam que o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial, o que pode ser perigoso. No entanto, mais da metade dos casos acontece em homens com mais de 60 anos. O câncer de próstata corresponde a mais da metade dos casos de câncer em pessoas do sexo masculino, entretanto, é uma doença de baixa mortalidade, se for tratada adequadamente.